domingo, 5 de abril de 2009

A CULPA DA CRISE FINANCEIRA É DOS BRANCOS DE OLHOS AZUIS




Ao ver o comentário do presidente Lula sobre quem era culpado pela crise mundial, meu queixo caiu, meu coração acelerou, e meu ódio quase me consumiu vivo.
Dizer que brancos de olhos azuis são culpados pela desgraça financeira mundial é normal, bonito, e aceitável.
Eu queria saber o que aconteceria, se alguém culpasse os negros por essa façanha?
vou lhes dizer apenas um pouco do que aconteceria:
Celebridades negras sairiam em defesa de sua etnia, com protestos pelo mundo todo, queimando bandeiras nazistas, e homens fantasiados com capus sairiam pelas ruas, a Av.Paulista seria tomada por grupos afro fazendo batucadas, e dançando ao som do olodum, timbalada, meninos do morumbi, e alguma banda de lata alguma coisa.Negros em destaque na sociedade iriam processar o presidente por essa calúnia, difamação, preconceito, falta de respeito, acusação infundada, bla bla bla.... o de sempre.
Dizer que a culpa de tudo isso é de pessoas brancas de olhos azuis tem o mesmo peso, a mesma medida e a mesma força de preconceito que teria se fosse uma acusação contra um negro.Mas, a grande diferença nisso tudo é clara, que os brancos parecem nao ter tanto valor cultural, humano, ou social quanto um negro, e que os próprios brancos são inertes à isso e deixam essa palhaçada impune.
tenho amigos brancos de olhos azuis, que ja sofreram discriminação em locais frequentados por negros, mas, quando um branco sofre esse tipo de situação, de agressão, todo mundo acha normal, mas, quando um negro passa por isso, já é caso de polícia, de Tv e jornais, com direito à uma semana de entrevistas em programas matutinos de fofoca, participação e choro durante o fantástico, e tudo mais.
Essa afirmação nao deveria ficar barato, e a solução para isso seria ou o presidente Lula ser punido, processado, e condenado, ou a hipocrisia e frescura de etnia ter fim, ou a mais indicada, na minha opinião, que a lei valesse para todos, independente de cor, raça, ou credo.

2 comentários:

  1. Apesar de um pouco desastrada, acho que a opinião do Lula não teve um sentido étnico ou racista. Ele apenas não foi hábil com as palavras (o que não é raro, por questões óbvias, rsrs). Quando ele atribuiu a culpa da crise financeira aos "brancos de olhos azuis" na verdade ele queria dizer que os culpados são as elites que sempre dominaram o resto do mundo, cuja cor de pele é predominantemente branca, em sua maioria. Claro que foi uma falha reduzir o discurso à questão racial, mas o sentido da fala dele tinha essa conotação. Essa é minha opinião...

    ResponderExcluir
  2. "Essa afirmação nao deveria ficar barato, e a solução para isso seria ou o presidente Lula ser punido, processado, e condenado.."

    SEM COMENTÁRIOS...

    ResponderExcluir